segunda-feira, 7 de junho de 2010

O que é ISLAMISMO?

RESPOSTA:
Sabe-se que Islamismo é a religião pregada (ou fundada) pelo Profeta Maomé, nascido no ano 571 D.C. em Makkah (MECA), na península arábica, e cujo Livro Sagrado é o ALCORÃO.
Esta breve definição, embora razoável, não é, entretanto, completa! Porque Islam é muito mais! E antes de discorrermos, queremos dizer que: ISLAMISMO, ISLAM, ISLÃ, ISLÃO, RELIGIÃO MUÇULMANA, todos estes termos querem dizer - e significam - a mesma coisa. Igualmente os adjetivos: muçulmano, islâmico, islamítico, islamita, todos eles têm o mesmo significado.
Nós, vamos adotar, neste breve relato, o seguinte:
- ISLAM ou ISLAMISMO, o substantivo que designa a religião muçulmana.
- MUÇULMANO, o adjetivo que qualifica o seguidor do islamismo (muçulmana no feminino).
- ISLÂMICO (ISLÂMICA) como adjetivo para designar coisas como: livro islâmico, país islâmico, terra islâmica, etc...
O Alcorão -que se constitui na base primeira desta religião, é considerado por seus seguidores, a Palavra de Deus - ao consultá-lo sobre o significado (e o conceito) - do ISLAM, ficamos extraordinariamente admirados quanto à extensão, à abrangência e o ecumenismo do mesmo. Repetimos: ninguém poderá conhecer verdadeiramente o ISLAM, sem conhecer o Alcorão. Na Surata 3, versículo 64, Deus diz:
"Dize (ó Muhammad): Ó adeptos do Livro, vinde para uma palavra comum entre nós e vós, que não adoremos (tanto nós quanto vós) senão a Deus, e nada associemos a Ele, e que não tomemos uns aos outros por senhores (em vez de Deus). Em caso de recusarem, dizei: Testificai que somos muçulmanos."
Alcorão 3:64 9
Eis, portanto, a amplitude e a abrangência do ISLAMISMO, que é a união de todas as mensagens divinas na fé no mesmo Deus único e Uno, e na dedicação da adoração e dos cultos a ELE como ÚNICO SENHOR.
Isto é ISLAMISMO!
Em outro versículo Corânico, o 67 da Surata 3, explicita o conceito prático do ISLAM:
"Quem teria melhor religião do que aquele que entrega seu rosto (rumo) a Deus, e é sempre caridoso, e segue a crença monoteísta de Abraão? Deus elegeu a Abraão para ser seu íntimo amigo."
Alcorão 3:67 10
---Foi chamado (Abraão) amigo de Deus.--
Tiago 2:23
Vemos, claramente, que ISLAMISMO e RELIGIÃO são sinônimos no Alcorão Sagrado, e sua base é a fé em Deus único e Uno, que orienta o crente no islam para ser caridoso e caminhar rumo a Deus!
Islamismo, então, é: Fé em Deus Uno + Caridade + Caminhar (pela vida) rumo a Deus.
Outra surpresa admirável que nos revelou a leitura do Sagrado Alcorão, foi o termo ISLAMISMO designando todas as manifestações religiosas anteriores a Maomé (Muhammad S.A.A.W.S.) Exemplos:
1o - Noé foi muçulmano, conforme o diz o Alcorão:
"Se recusardes (meu apêlo à fé, diz Noé), não vos pedirei nenhuma recompensa, porque a espero somente de Deus, e fui ordenado ser-Lhe muçulmano."
Alcorão 10:72 11
2o - Abraão foi muçulmano, de acordo com o Alcorão:
"Abraão não era judeu nem cristão, e sim monoteísta muçulmano."
Alcorão 3:67 12
3o - Moisés, também, foi muçulmano, de acordo com o Alcorão:
"Moisés falou-lhes: Ó povo meu, se acreditastes realmente em Deus, ponde vossa confiança n'Ele, se sois muçulmanos."
Alcorão 10:84 13
4o - E, finalmente, os discípulos de Jesus, Filho de Maria, também eram muçulmanos, de acordo com o que o Alcorão registra:
"Quando Jesus pressentiu a incredulidade deles (dos israelitas), indagou: Quem me apóia em Deus? Os discípulos disseram-lhe: Nós somos teus apoiadores em Deus, cremos em Deus; testifique tu que somos muçulmanos."
Alcorão 3:5214.
O Sagrado Alcorão registra, igualmente, que todos os profetas eram muçulmanos: 10:71,72 / 2:130,131,132 / 27:44 / 5:44 / 3:52,53 / 5:111 12:128 22:78 / 31:22.
E seguindo na nossa leitura do Alcorão Sagrado, mais e mais surpresas fomos encontrando, como a que designa: LIVRO DE DEUS, todas as revelações recebidas pelos Enviados de Deus. Exemplos:
"Enviamos (Deus quem enviou) Nossos Apóstolos com os esclarecimentos, e lhes revelamos o Livro e a Balança... E enviamos, também, Noé e Abraão, e fizemos com que a Profecia e o Livro estejam confiados à descendência de ambos..."
Alcorão 57:25,26 15
Assim, vemos que Deus chama de: LIVRO, todas as Mensagens que ELE revelou aos Profetas-Apóstolos, e mais especificamente: Deus iguala o Alcorão - que o designa como Livro - à Torá e ao Evangelho.
"Deus revelou a ti (ó Muhammad) o Livro (Alcorão) pela verdade, confirmando a Revelação existente, e (Deus) revelou a Torá e o Evangelho, anteriormente, para guiarem os homens. E Deus revelou o Discernimento."
Alcorão 3:3,4 16
Portanto, na Religião Muçulmana, a RELIGIOSIDADE é uma manifestação ÚNICA revelada pelo mesmo e único Deus, em diferentes épocas, a homens ESPECIAIS chamados de: Profetas-Apóstolos (ou Mensageiros de Deus, ou Enviados de Deus), para guiarem os homens no caminho certo que os leva ao verdadeiro Deus-Criador. Esses Enviados de Deus pregaram sempre as mesmas verdades eternas que Deus lhes revelou:
"Prescreveu -vos (Deus prescreveu) como religião, o mesmo que recomendou a Noé e o que revelamos a ti (ó Muhammad) e o que recomendamos a Abraão, e a Moisés e a Jesus. (Recomendamos a todos) Que instituísses a religião e não vos dividisses nela. Os idólatras ressentiram-se sobre o que vós os convoqueis para ele."
Alcorão 42:1317
Indica este versículo que TUDO que Deus preceituou para os muçulmanos é, no geral, o mesmo que foi preceituado aos Profetas: Que estabeleçam a religião do Deus único e Uno. Deste modo, sente o muçulmano que é a continuação desses homens excelsos, e no caminho deles pauta, e está, portanto, inserido nessa caravana abençoada por Deus, desde o alvorecer da história humana. Igualmente indica, este versículo corânico, que a paz profunda deve imperar entre todos aqueles que acreditam na religião única de Deus. Pois se o que Deus preceituou - como religião - para os seguidores de Maomé (Muhammad S.A.A.W.S.) é o mesmo que Deus preceituou para Noé, Abraão, Moisés, Jesus e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário